Sejam Bem Vindos

O blog Pote Social é um ponto de encontro dos alunos da especialização em em Gestão Pública e Sociedade - polo Curitiba, além de se apresentar como um espaço de reflexão e disseminação de informações sobre Economia Solidária e todas as temáticas a ela relacionada.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Jonas Schaurich - TCC - Incineração de Resíduos Sólidos e Empreendimentos Solidários

Jonas Roberto Schaurich
Email: jonas.schaurich@gmail.com
Função: aluno.

Jonas Roberto Schaurich
Nasci em Porto União - SC, onde vivi minha infância e adolescência. Em 2006, com 19 anos, passei a morar em Ponta Grossa - PR, com o intuito de cursar Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Hoje tenho 24 anos, sou amante de um bom café, de seriados e filmes. Gosto de livros que prendam a atenção, com algum tipo de suspense e uma trama bem construída. Também gosto de estudar a Língua Portuguesa, principalmente Gramática (isso pode ser "estranho", mas...). Tenho vários amigos, tanto em SC como no PR. Minha mãe, meus irmãos e minhas avós moram em SC e meu pai em Curitiba. Foi aqui em Ponta Grossa que conheci minha namorada, com quem namoro há dois anos e dois meses. É uma pessoa especial para mim. Foi em setembro de 2006 que conheci o programa de extensão Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol), da UEPG. Naquele ano, ingressei como estagiário voluntário e conheci alguns grupos acompanhados pela incubadora. Meu primeiro contato com a EcoSol. Interessei-me, e em março de 2007 passei a integrar a equipe IESol que era responsável pelo acompanhamento de um grupo de catadores de Porto Amazonas - PR. De março a dezembro daquele ano nos reunimos semanalmente com os catadores, no intuito de dialogar sobre economia solidária e reciclagem. O projeto se desenvolveu e hoje a Associação dos Recicladores de Porto Amazonas (ARPA) segue trabalhando nos moldes da autogestão e do trabalho coletivo, resultado muito gratificante. Em 2008 integrei a equipe IESol que acompanhou o assentamento Estrela, no município de Ortigueira - PR. Lá desenvolvemos atividades com os assentados, principalmente voltadas para a educação. Auxiliamos na montagem de um telecentro com os computadores que lá existiam e, durante um ano, promovemos um curso de Informática para os assentados, além de outras importantes ações no local. No ano de 2009 passei a fazer parte do projeto "Caminhos do Tibagi", do programa de extensão Universidade Sem Fronteiras (USF), desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI-PR) e executado pela IESol. As atividades se constituíram no mapeamento de potenciais grupos para propositura e desenvolvimento de ações de economia solidária, com ênfase em cultura e educação. O projeto foi desenvolvido em oito municípios da região dos Campos Gerais e apontou demandas que até hoje são parte das atividades da incubadora. Em maio do presente ano fui selecionado como técnico de extensão para desenvolver um projeto de formação em economia solidária e consolidação do referencial teórico pela IESol. Em "suma", esta é minha vida até hoje.

Palestra no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=dwj4xJBbEJ0

Cópia do TCC no Dropbox:

https://www.dropbox.com/s/dhzlojb4zukk0nb/Artigo%20Pos%20GPS-ES%20final%20-%20Jonas%20-%2026%20de%20setembro%20de%202012.docx


Nenhum comentário:

Postar um comentário